Proxxima

Ghost Interview

A revista que virou a App Store

Convidamos Jesse Tayler um dos inventores da App Store para falar como um revista eletrônica se transformou na “lojinha” que conhecemos hoje.

Published

on

E se a gente te disser que um catálogo, daqueles tipo lista telefônica, páginas amarelas, ou venda porta a porta, que você recebia pelo correio se transformou na App Store? Na verdade, quem vai nos contar essa história é o Ghost Interview de hoje: Jesse Tayler, um dos inventores da App Store.

Jesse fez parte do AppWrapper, um catálogo de softwares lançado em 1991 que logo se tornou o Electronic AppWrapper, um catálogo que tinha também um CD-ROM para programas que funcionavam no NeXT. A empresa foi absorvida pela NeXT e, lá pelos idos de 93/94, o próprio Steve Jobs deu um “gostei disso” para a ideia. Quer saber como a primeira App Store que conhecemos foi montada numa época em que nem download era possível? Chega mais.

Descrição da imagem: foto de um homem olhando para um computador antigo. Ele aparenta ter cerca de 40 anos, é branco, tem cabelos grisalhos curto e usa camiseta de manga azul escuro.

Jesse, conta para a gente, a App Store do iOS, lançada em 2008, foi a primeira a ser inventada?

iOS AppStore não foi a primeira AppStore, até mesmo o termo “App” tem etimologia que remonta à década de 1980. O AppWrapper foi a primeira AppStore que se tem notícia, e ela foi lançada no início de 1990. Como o próprio nome indica, termos como “App” já eram amplamente usados (pelo menos em alguns círculos de ciência da computação) e, portanto, o termo “App Store” era uma palavra natural para distribuição eletrônica e direitos digitais, junto com uma vitrine digital.

(Resposta a Quora publicada em 7 de fevereiro de 2017)

Ok, mas por que você é o cara para nos falar essa história?

Antes que você diga que, por mais sofisticado que seja o seu iPhone, ele ainda não está inventando um software, por favor, deixe-me explicar, é simplesmente uma questão de herança e de receitas passadas de geração em geração.

Acontece que eu sei algumas coisas sobre aquela primeira AppStore. Fui eu quem o demonstrou pela primeira vez ao Sr. Jobs, e direi exatamente o que ele me disse a respeito.

Como muitos sabem, o iPhone herda seu software de sistema de seu irmão mais velho, o Mac. Mas de onde veio o Mac OS X? Esta é a história da herança do iPhone e seu molho secreto para a criação de softwares populares. Uma plataforma que deu início à era dot-come e construiu as bases que deram início à revolução móvel de hoje.

(Matéria publicada na AppStorey em 22 de julho de 2015)

E de onde surgiu a base para criar a App Store e onde o Steve Jobs estava nisso tudo?

Foi em 12 de outubro de 1988 e bem antes do retorno de Steve Jobs à Apple, havia um computador com um nome confuso simplesmente chamado “The NeXT”. A World Wide Web demoraria mais de um ano para ser inventada e a AppStore levaria mais dois, mas ambas seriam inventadas usando este computador NeXT.

O NeXT Cube, junto com seu NeXTSTEP OS, foi a máquina dos sonhos dos inventores da ciência da computação e o design NeXT para software de sistema foi único entre os fabricantes de computadores. Os usuários de PC estavam começando a usar o Windows 3.1 Durante um período de apenas alguns anos, este NeXT Computer foi a plataforma onde a engenharia de software estava quente o suficiente para preparar aquela primeira AppStore e a World Wide Web. (Matéria publicada na AppStorey em 22 de julho de 2015)

Qual era, exatamente, o problema que vocês estavam tentando resolver com o AppWrapper?

Era uma crise do software, a Moore Law, (que fala sobre como os ​​chips teriam um aumento de 100%, pelo mesmo custo, a cada dois anos) o mercado estava andando rápido, e, claro, é algo que ainda acontece, mas era uma época, que não tinha Web. E se você precisasse de um software, precisava, de fato, ir até uma loja física para comprá-lo. A rapidez com que a inovação conseguia chegar na mente das pessoas era a base da economia do software. Naquela época, demorava algo próximo de um ano para produzir uma versão 1.0 do software, mas levava ainda mais tempo e dinheiro para que esses produtos chegassem nas mãos das pessoas. E não havia uma noção de que os softwares poderiam ter uma versão 1.1, 1.2… A gente sabia que existia essa crise: os softwares precisavam de novas formas de se manter atualizados com o hardware, porque eles estavam perdendo essa corrida. Era muito caro e levava muito tempo para os softwares de fato colocarem mudanças significativas para o usuário no ar.

(Entrevista ao podcast iOS Dev Discussions publicado em 22 de janeiro de 2019)

Mas, de maneira prática, o que era o WebWrapper?

Primeiro, devo deixar essa pergunta: como fazer uma App Store se não existia download? A gente teve que usar um sistema de distribuição tradicional e que funcionava: os catálogos impressos. Eles eram publicados de dois em dois meses, e já listava todos os softwares que as pessoas podiam comprar. Nenhum deles era de graça, devo dizer! Na verdade, o mais barato que a gente vendia era perto de US$ 500. Não existia valor para os desenvolvedores criar um software de graça na época. De qualquer forma, isso se tornou um “catálogo eletrônico”, ou o Electronic WebWrapper, um CD-ROM, que era a única mídia que a gente podia enviar para as pessoas que tinham maneira de ter todos esses dados e os demos dos softwares. Similar aos CDS da AOL. Os CDs ainda eram novos para os computadores, e era caro ter um leitor de CDs. Então, a gente tinha uma ponte entre a distribuição e um demo que tinha que conversar com o sistema operacional. Tinha um pouco mais de mídia, de explicações como o software funcionava, mas a ideia era a da App Store.

(Entrevista ao podcast iOS Dev Discussions publicado em 22 de janeiro de 2019)

Ok, guia a gente um pouco mais nessa experiência… E, para alguns de nós que não se lembra de como era um CD Rom funcionando, essa explicação vai funcionar super bem!

Você recebia o catálogo, ia na última página, e tinha um CD Rom. Não eram todos os computadores que tinham CD Rom, só uma parte da audiência acessava isso. De qualquer forma, o CD Rom abria um programa onde você conseguia acessar os prints, alguns botões para entender os detalhes dos softwares, apareciam alguns prints em tela grande, e abria uma demo. E a demonstração via com os primeiros protocolos de gerenciamento de direitos digitais, que foram replicados pela Apple no iTunes e na App Store.

Na época, todos que queriam ter seu software bem seguro e atualizado e controlado, você colocava um “cadeado” digital, aquelas chaves de código. Uma key, porque as pessoas já estavam começando a achar formas de piratear. O CD conseguiu que os softwares fossem atualizados em meses, e parecia super fácil. Para os consumidores você conseguia desbloquear um app. Pela primeira vez, uma forma única de espaço conseguiu desbloquear essas chaves. Como se todos esses softwares estivessem num shopping, sob a mesma infraestrutura. A complexidade das chaves, das regras, a gente acabou se comprometendo com os desenvolvedores de software em criar esse único mecanismo de segurança, o que foi um grande problema diplomático nosso com eles, devo acrescentar. Para os programas estarem com a gente, acabamos criando uma forma digital de gerenciamento de chaves e de segurança para que o usuário tivesse a sensação, na demo, que ele estava comprando o software de maneira fácil. E nós tivemos sucesso.

Mas tornou-se tornou um espaço difícil de vender software. Não era muito glamuroso. Não era até o iOS, em que a App Store se tornou simples para o negócio dos desenvolvedores.

(Entrevista ao podcast iOS Dev Discussions publicado em 22 de janeiro de 2019)

Ou seja, o pulo do gato foi essa criptografia, certo. Conta mais para a gente…

O Electronic AppWrapper foi a primeira distribuição de software a gerenciar coletivamente a criptografia e os direitos digitais para aplicativos, música e mídia (a edição nº 3 foi a primeira demonstração da AppStore para Steve Jobs). Este foi um movimento importante para reduzir o nível de entrega de software, protegendo eletronicamente os direitos de sua mídia digital. Algo que, no mundo atual de certificados e criptografia, consideramos garantido.

Considere que esta é uma época em que as pessoas compravam software em caixas que eram vendidas em lojas de varejo com o apelido de `Egg Head`. Gente, eu não consigo inventar essas coisas, é assim que as pessoas falavam do software.

(Matéria publicada na AppStorey em 22 de julho de 2015)

E como é olhar para trás e comparar aquela AppStore, nascendo praticamente de uma revista eletrônica, e ver como ela está hoje?

Surpreendentemente, aquela primeira AppStore se parecia muito com a AppStore do iTunes ou iPhone de hoje, mas ainda sim contava com algumas diferenças importantes. É importante entender que, em 1990, os escritórios modernos compartilhavam uma rede Modem que discava um telefone para buscar e-mail. Simplesmente não havia como entregar centenas de aplicativos, músicas e demos junto com músicas e dublagens contidas em nossa apresentação multimídia.

O software sempre foi transferido eletronicamente e a criptografia de software sempre fez parte da computação.

(Matéria publicada na AppStorey publicado em 22 de julho de 2015)

Na verdade, essa história nos fez pensar em uma coisa, afinal, como você define uma loja de aplicativos?

Simplificando, uma App Store é qualquer loja digital destinada a permitir a pesquisa e revisão de títulos de software ou outras mídias oferecidas para venda eletronicamente. De maneira crítica, o aplicativo de computador que hospeda a loja fornece uma experiência segura e uniforme que automatiza a compra eletrônica, a descriptografia e a instalação de aplicativos de software ou outras mídias digitais.

A introdução de um catálogo de distribuição de software comercial unificado com uma verdadeira loja de aplicativos para gerenciar e fornecer criptografia coletivamente para aplicativos e mídia foi uma invenção seminal. Isso porque, ao proteger os direitos digitais dos artistas online, a App Store forneceu o primeiro mecanismo de distribuição instantânea economicamente viável, desencadeando uma explosão de adoção de software e criando um boom econômico.

Quando comparado com caixas de remessa e manuais de usuário de impressão, o ritmo e a eficiência fornecidos pela App Store são profundos e mudou a distribuição de software para sempre.

Curiosamente, o Electronic AppWrapper consistia principalmente de aplicativos com alguma música ou outra mídia digital, a iTunes Music Store era principalmente de música e alguns aplicativos para iPod. O Garage Band da Apple fornece aulas de música digital compartilhando a mesma conta do iTunes que os envios da iOS AppStore e canções de sucesso de grandes gravadoras. Livrarias eletrônicas como Kindle, Barnes and Noble ou Kobo são outros exemplos de distribuição eletrônica de sucesso usando o conceito de App Store.

(Matéria publicada na AppStorey em 22 de julho de 2015)

Agora, algo que realmente queremos saber: como foi falar com o Steve Jobs, defendendo sua ideia?

Steve pisou fundo nessas coisas, então, quando eu o vi, simplesmente fui até ele e disse ‘Oi, sou Jesse Tayler, estou desenvolvendo este software há um ano e meio , e eu quero mostrar a você. ‘E ele disse: “Claro, onde está?”

Eu subi e meus colegas de trabalho me entregaram o mouse e eu entrei no modo de demonstração. Pelos próximos cinco minutos, eu o acompanhei pela loja de aplicativos e como a coisa toda funcionava, falando rápido. Eu terminei e me virei para ele. Ele ficou lá o tempo todo com as mãos entrelaçadas naquele tipo de pose de guru e disse: “Eu gosto”. Isso foi tudo o que ele disse, mas era bom o suficiente porque ele não era conhecido por ser gentil. Certamente haveria uma vantagem nele se você fizesse uma demonstração ruim. Você certamente ouviria de maneiras diversas falas ofensivas, então dizer muito pouco era uma das coisas que eu deveria ter esperado.

(Entrevista ao International Business Times publicada em 24 de junho de 2015)

Sempre perguntamos isso para quem, de certa forma, conseguiu conviver ou fazer um pitch para o Steve Jobs, como ele era como líder?

O Steve era, de fato, um líder bastante inteligente e bastante técnico. Algumas demonstrações precisavam de alguém que realmente entendesse o que os engenheiros estavam mostrando, principalmente se eram demonstrações de algo que ainda não existia. E Steve era essa pessoa.

Isso era o que fazia Steve ser diferente. Ainda não conheci um CEO que conseguiria entender tão rápido um conceito como o da App Store como Steve entendeu.

(Resposta publicada no Quora em 7 de fevereiro de 2017)

Alguns apontam o tempo na NeXT como um dos grandes fracassos do Steve Jobs. Para alguns, se a NeXT tivesse tanto sucesso, ela estaria no lugar da Apple, o que você acha sobre isso?

A NeXT fez da Apple o que ela é.

NeXT foi usado para inventar a rede mundial de computadores e para inventar a primeira AppStore. Ferramentas e tecnologias revolucionárias para desenvolvedores NeXT criaram o iPhone e todos os seus aplicativos. NeXTSTEP OS é Mac OS X, bem como iOS e TV OS.

Este único computador foi responsável por iniciar o boom das pontocom, lançando a revolução móvel. A web é usada para transmitir dados livremente e a AppStore protege os direitos digitais dos artistas e são essas as pernas sobre as quais está o mundo da computação moderna.

Só por esta medida, o computador NeXT é facilmente o maior computador da história e certamente continua sendo a totalidade da vantagem técnica da Apple hoje.

(Resposta publicada no Quora em 25 de janeiro de 2016)

Para terminar, você foi uma pessoa que ajudou a inventar um formato que só foi considerado vendável e rentável 17 anos depois. Qual mensagem você daria para quem está na labuta, tentando inovar?

Se tivesse uma mensagem para dizer para os jovens é que a invenção tem essa qualidade de ser invisível. O importante é continuar inventando, é continuar tentando, é experimentar e seguir frustrado com o status quo, sempre tentando puxar as mudanças.

(Entrevista ao podcast iOS Dev Discussions publicado em 22 de janeiro de 2019)

Continue Reading
Advertisement Proxxima

Trending

Copyright © 2021 Morse News